top of page
Buscar

A família do canto coral viveu momentos de emoção na Festa da Colônia

Grupos de canto recentes e outros quase centenários; vozes jovens e experientes se revezando no palco; descendentes de alemães cantando em italiano, e italianos entoando um canto em alemão; músicas sacras, folclóricas e populares cantadas com muita alegria. Tudo isso foi proporcionado no 6º Encontro de Corais de Gramado que ocorreu na noite de quinta-feira (12), no palco Pró Cultura, na 31ª Festa da Colônia de Gramado.

“É o encontro da família canto coral de Gramado”, afirmou a maestrina Juliana Sehn, que organizou o evento que teve a sua primeira edição em 2015. Ela destacou que nem todos os grupos de Gramado puderam participar do evento pois recém estão retomando os ensaios após a pandemia. Segundo Juliana, Gramado tem 12 grupos vocais. Ela agradeceu a oportunidade que a Festa da Colônia proporcionou ao sediar o evento. “Gramado já foi uma referência no canto coral”, afirmou ela, citando como exemplo o coro de mais de mil vozes que se apresentou numa das primeiras edições do Natal Luz.

O evento foi prestigiado pelo secretário municipal de Cultura, Ricardo Reginatto, que anunciou que a partir de junho, Gramado terá, aos finais de semana, em pontos turísticos tradicionais, atividades folclóricas. “Os corais terão seu espaço neste evento”, frisou, elogiando a persistência dos cantores na manutenção desta arte.

Os corais participantes foram o Circolo Trentino e Coral Infanto Juvenil São Pedro (regidos por Juliana), Nossa Senhora da Pompéia, São Luiz e São Pedro Adulto (regidos por Alexandre Meneguzzo), e Vozes de Gramado, sob o comando de Liris Neumann.

O 6º Encontro de Corais de Gramado foi marcado por dois momentos emocionantes. O primeiro foi quando a nova geração de cantores do Coral Infanto Juvenil São Pedro foi aplaudido de pé, em reconhecimento ao esforço de preservar a arte do canto coral. O segundo foi quando todos os coralistas se uniram para cantar duas composições, a italiana La Montanara, e a alemã Heimweh.


Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam a 31º Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Copatrocínio da CORSAN. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


Serviço:

31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.

Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.


Foto

: Cleiton Thiele

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page