Buscar

As culinárias alemã e italiana se destacam nas cozinhas da Oma e da Nonna na Festa da Colônia

Um aroma indescritível que vem da cozinha, um fogão campeiro que mantém a comida quentinha o tempo todo e um atendimento cordial. Este cenário é próprio das Cozinhas da Oma e da Nonna, que estão entre as atrações gastronômicas da 31ª Festa da Colônia que ocorre em Gramado até 15 de maio. Tudo com o um toque caseiro que enriquece ainda mais a experiência de quem aprecia as culinárias alemã e italiana. Os dois restaurantes ocupam espaços próprios no complexo do Expogramado.

Na Cozinha da Oma, o cardápio inclui sopa de carne com legumes, salada de batata, feijoada, einsbein (joelho de porco), salsicha bock, carne suína, arroz branco, chucrute, batata a vapor, aipim cozido, entre outras iguarias da cozinha alemã. Tudo isso pode ser acompanhado com refrigerantes, chopp e o tradicional Spritzbier. “O prato mais apreciado é o einsbein, seguido da salsicha bock”, afirma Alcione Andrade, um dos responsáveis pela cozinha alemã. Com mais de seis anos de experiência neste espaço, ele assegura a qualidade dos pratos. “Tudo tem origem selecionada, de fornecedores locais”, frisa Alcione.

Na Cozinha da Nonna, a sopa de capelettti é a entrada para outros pratos característicos da culinária italiana, como radicci com bacon, arroz, feijão, polenta brustolada, lasanha, tortéi, espaguete, nhoque, entre outros. Celso Scariot, que atua há 27 anos na cozinha italiana da Festa da Colônia, comenta que os fornecedores são locais, o que garante o sabor diferenciado do cardápio. “O tortéi e o espaguete têm muita saída”, frisa Celso.

Os dois restaurantes são boas opções de almoço e jantar. Eles funcionam das 11h às 15 horas e das 19h às 22h, diariamente (menos nas quartas-feiras). O valor da refeição é R$ 48,00. Crianças de 6 a 10 anos pagam 25 reais e abaixo de 5 anos são isentas do pagamento.


A Festa da Colônia de Gramado acontece até o dia 15 de maio no Expogramado, com entrada e estacionamento gratuito.


A Festa da Colônia tem Lei de Incentivo à Cultura e é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Patrocínio master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Copatrocínio da CORSAN. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Financiamento Governo do Estado do Rio Grande do Sul Novas Façanhas na Cultura – Pró-Cultura.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado.

Foto Cl

eiton Thiele

133 visualizações0 comentário