O contexto da colonização italiana no Brasil é o tema da palestra que acontece na Brizoleta Escola Municipal Flores da Cunha (1955-1982), a Escolinha Rural que está localizada junto aos pavilhões da Festa da Colônia. A apresentação é conduzida pelo professor, Sandro Fistetto, que é natural de Roma na Itália, mas que reside no Brasil desde 2011.
Fistetto é responsável por ministrar cursos de língua e cultura italiana pelo Circolo Trentino Di Gramado e também apresenta aulas junto ao Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen. A última palestra Storia dell’emigrazione Italina in Brasile na programação do evento ocorre na próxima sexta-feira, dia 12, às 18h30, na Escolinha Rural. A participação é gratuita.
Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 150 expositores.
A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.
A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.
Serviço:
32ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.
Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 27 de abril a 14 de maio de 2023.
Fechado nas quartas, dias 03 e 10 de maio.
Demais dias da semana das 10h às 22h.
Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.
Foto - Cleiton THiele
Comments