Buscar

Festa dos Espantalhos celebra a colônia em Gramado

A avenida mais famosa de Gramado vai estar diferente. Uma decoração alegre e colorida será montada a partir deste sábado, dia 25, às 16 horas na Avenida Borges de Medeiros com a realização da Festa dos Espantalhos, uma atração que faz parte da 30ª Festa da Colônia.

As famílias de agricultores que vivem no interior da cidade vêm para o centro trazendo o seu melhor. Essa é a essência da Festa da Colônia, que completa 30 anos e cada vez mais forte e prestigiada. Descendentes de imigrantes alemães, italianos e portugueses que formaram o povo gramadense apresentam seus costumes, valorizados pela gastronomia de qualidade e pelas diversas expressões culturais.

Os espantalhos na Avenida

Essa atração foi criada há sete anos na Festa da Colônia com a intenção de aproximar o comércio do evento, resgatando um hábito antigo característico nas colônias: os espantalhos. Utilizados, no Brasil desde a época da colonização, tinham como objetivo espantar as aves das plantações, bem como representavam a proteção divina e a simbologia de uma boa colheita. Assim, como forma de valorizar o interior do município, mantendo tradições e incentivando a produção local, a Festa dos Espantalhos promove um momento de alegria e confraternização em pleno centro de Gramado. Para complementar o clima de celebração, o Grupo Origens estará realizando intervenções artísticas no local. O espaço é aberto ao público e a exposição permanece até o final da Festa da Colônia, no dia 12 de outubro. A Festa dos Espantalhos acontece sábado, dia 25 de setembro, às 16 horas no centro de Gramado.

A 30ª Festa da Colônia, que inicia nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, segue até o dia 12 de outubro no complexo do Expogramado.

Foto - Cleiton Thiele


120 visualizações0 comentário