top of page
Buscar

32ª Festa da Colônia encerra com sucesso e visitação de mais de 300 mil pessoas

Os moradores da colônia e da área urbana de Gramado confraternizaram com os turistas de todo o Brasil e até do exterior, durante os 18 dias da 32ª Festa da Colônia - Unindo Origens, Celebrando Tradições, que ocorreu entre 27 de abril e 14 de maio no complexo do Expogramado. A festa cumpriu com o seu compromisso de aproximar os colonos do turismo, através da gastronomia, apresentações artísticas e competições tradicionais no interior do município. Mais de 300 mil pessoas prestigiaram evento, comprovando o sucesso.

A Festa da Colônia, que valoriza as principais etnias que contribuíram para o desenvolvimento de Gramado (alemães, italianos e portugueses), reuniu as agroindústrias que comercializaram e divulgaram seus produtos como vinhos, sucos, geleias, embutidos, queijos, iogurtes, biscoitos, entre outros. A gastronomia alemã e italiana esteve presente através de dois restaurantes e um café colonial, além de sete biers. Cabe destacar, ainda, os fornos que possibilitaram que os visitantes conhecessem o processo de produção de pães e cucas. O destaque das vendas foram os pãezinhos recheados com linguiça e queijo onde foram comercializadas cerca de 48.600 unidades.

A cultura teve uma valorização grande, com a Escolinha Rural, além dos dois belíssimos Desfiles de Carretas. Os Jogos Rurais reuniram mais de 600 competidores em torno de mesas de carteado (canastra, 3 Setes e 66) e uma cancha de bocha (competições no masculino e feminino).

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, “esta edição alcançou números significativos de público e vendas. Isso mostra a aceitação deste evento, destacando as nossas origens, nossas etnias, os ganhos financeiros para a nossa população do interior e a alegria que todos levam deste grande evento turístico”.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, disse ao final que “foi a mais movimentada Festa de todos os tempos, superamos os números do ano passado e da Festa de 2019 antes da pandemia. Uma alegria enorme ver a satisfação dos participantes e dos nossos visitantes”, concluiu a dirigente.

O carro chefe de vendas nos Biers, os bolinhos de batata, mais uma vez comprovaram por que os gramadenses e turistas esperam pela Festa para degustar esta iguaria. Foram cerca de 75 mil bolinhos de batata consumidos e 11 mil bolinhos de aipim, o que totaliza 11 toneladas de farinha utilizadas. Nas cozinhas alemã e italiana foram servidas quase 15 mil refeições, um recorde no evento.

A próxima edição da Festa da Colônia está prevista para abril de 2024, será a 33ª edição do evento.

Confira alguns números da Festa:

48.600 pãezinhos com linguiça e queijo.

12.400 cucas.

7.200 pães.

10.200 cuquinhas

726 cafés coloniais servidos.

1.315 fatias de tortas.

75.000 bolinhos de batata.

11.000 bolinhos de aipim.

14.000 pastéis.

7.200 pastéis de aipim.

23.000 chopes.

14.909 refeições:

Alemã – 5.470 adultas e 288 infantis.

Italiana – 9.439 adultas e 536 infantis.

580 flores.

426 peças de artesanato.

A fonte oficial dos dados é a EMATER/RS, escritório de Gramado.


A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.


Fotos – Cleiton Thiele/Rafael Cavalli












95 visualizações0 comentário
bottom of page