fundo_madeira.png

A festa

28FestaColonia_1314 (1).jpg

Feira de Produtos

    Para quem quer levar para casa um pouco dos melhores produtos coloniais produzidos na região pode circular pela feira de produtos coloniais, que reúne um mix variado de produtos caseiros deliciosos, entre eles compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias e artesanato rural.

 

ITALIA.png

Escolha das Soberanas

    Um ponto alto da Festa da Colônia é quando acontece a Escolha das Soberanas. Rainha e princesas também são moradoras do interior e com muito amor e simplicidade levam a alma da colonização em suas vidas e no seu dia a dia.


   O evento surgiu para relembrar a primeira celebração comunitária da cidade de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada em 1958. As Soberanas têm entre as suas responsabilidades divulgar o evento e participam diversas vezes das celebrações de abertura ou encerramento das atividades.

30Colonia2021_0216.jpg
ALEMANHA.png
CORAL_2.jpg

Bandinhas e Grupos Folclóricos

    No Palco Pró-Cultura, que fica em frente aos Biers, temos apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. 

 

fundo_madeira.png

MAIS DE 30 ATRAÇÕES DIFERENCIADAS

Festa dos Espantalhos

    Com muita criatividade, os espantalhos são decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizada para espantar os pássaros das plantações.


    Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca. A abertura do concurso que elegerá o espantalho mais criativo, ocorrerá no dia 30 de abril, às 16h.


   O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado.

    As inscrições devem ser feitas até 25 de abril presencialmente na Gramadotur ou via email apoioeventos@gramadotur.net.br

 

festa_dos_espantalhos_1_2018 (1).jpg
fundo_madeira.png

DIVERSOS BONECOS AO LONGO
DA BORGES DE MEDEIROS

PORTUGAL.png

Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português

    Espaço destinado ao resgate da memória dos primeiros colonizadores, entre eles, português, alemães e italianos, mostrando e apresentando ao público local e visitantes o cuidado e a preservação com a história do município.

   Estes espaços contemplam objetos antigos, tipicamente característicos de cada cultura, vestimentas, escritos e manuscritos deixados pelos antepassados.

 

museu.jpg
ALEMANHA.png
28FestaColonia_0622 (1).jpg

Escolinha Rural

    Este espaço tradicional será palco de visitas guiadas, diariamente, incluindo oficinas de brinquedos, pintura de ilustrações temáticas e Cozinhas da Oma e da Nonna. É uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães e italianos.

ITALIA.png

Espetáculo Origens

    A contribuição dos descendentes de imigrantes alemães, italianos e portugueses para o desenvolvimento de Gramado é contada neste espetáculo que une música, dança e teatro. Através de personagens que representam as três etnias, os espectadores conhecerão parte do cotidiano dos colonos, suas lutas e sonhos que transformaram Gramado em uma cidade próspera. As apresentações estão previstas para os dias 30 de abril e 14 de maio, às 20h.

 

danças_tipicas.jpg
PORTUGAL.png
CARRETAS (1).jpg

Desfile de Carretas

    A carreta puxada por bois é um elemento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural. 


   O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 7 e 14 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. 

ALEMANHA.png

Jogos Rurais

Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

 

jogos_rurais.jpg
ITALIA.png