top of page
Buscar

29ª Festa da Colônia de Gramado chega ao último final de semana

E está chegando ao final mais uma edição da Festa da Colônia de Gramado. O evento encerra domingo, dia 19 de maio, mas segue oferecendo inúmeras atrações culturais, gastronomia farta, produtos coloniais, bandas típicas, jogos rurais, shows e desfile temático.

No sábado (18), às 16 horas, acontece o Desfile de Carretas da Festa da Colônia 2019, que é um marco na cidade. Ele consiste em os colonos trazerem seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, frutas, verduras para o centro da cidade, protagonizando um desfile em carros puxados por boi, todos vestidos com roupas típicas da colonização portuguesa, alemã e italiana. Eles fazem a alegria dos visitantes e dão um show na principal avenida da cidade.

"O Desfile de Carretas é algo muito esperado pela comunidade e visitantes pela beleza e simplicidade apresentadas. Ao longo da Avenida Borges de Medeiros, nossas origens são mostradas através dos colonos que tanto lutaram e ainda lutam para tornar Gramado o que é. Por isso convido a todos para assistirem este Desfile que acontece neste sábado", disse Alexandre Meneguzzo, integrante da Comissão Organizadora do evento e Secretário Municipal da Agricultura.

Seguem em funcionamento também os Restaurantes Italiano e Alemão, os Bier Platz, os Fornos de Barro e o Café Della Nonna, responsáveis pela gastronomia farta e tradicional da Festa, vinda das etnias colonizadoras de Gramado. Bolinho de batata, bolinho de aipim, cucas, pães, massas, geléias, queijo e salame. Tudo isso e muito mais pode ser encontrado e saboreado na Festa.

"A 29ª Festa da Colônia está sendo um sucesso. Quem ainda não prestigiou tem mais este fim de semana para fazer. É cultura, gastronomia, diversão, tudo em um só lugar. Não deixe de conferir o evento mais querido pela comunidade gramadense" destacou Edson Néspolo, Presidente da Gramadotur.

Neste final de semana, a comunidade e visitantes podem conferir ainda as finais dos Jogos Rurais (Bocha masculina e feminina, Canastra, 66 e Três Setes) e as atividades oferecidas pela Escolinha Rural e sua visitação guiada (somente nesta sexta-feira ainda). Ambos movimentaram a Festa, destacando a cultura do Município de forma simples e divertida. E para quem aprecia a boa gastronomia, os almoços e jantas da Festa da Colônia continuam funcionando com o Fogão da Nonna na culinária italiana e o Fogão da Oma na culinária alemã servidos em fogões campeiros.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur, Ministério da Cidadania Pátria Amada Brasil. O patrocínio é da Corsan e Roseflor Alimentos. Copatrocínio do Sicredi. A Festa da Colônia tem o apoio da Arte do Sono Colchões, Cooperativa Agropecuária Planalto, Emater/RS, G2 Net Sul, Grambier, Chocolates Lugano e Rasen Bier. A Agência Oficial é a Brocker Turismo e o Agente Cultural é a AM Produções. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura do Governo do Estado, com apresentação da Lei de Incentivo à Cultura.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo da ExpoGramado a Feira Feito em Gramado.

29ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: até domingo, 19 de maio de 2019.

Quintas e domingos das 10h às 22h.

Sexta e sábado das 10h às 23h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Foto: Cleiton Thiele


5 visualizações0 comentário
bottom of page