top of page
Buscar

31ª Festa da Colônia de Gramado inicia dia 28 de abril

Unindo origens e celebrando tradições, assim será a 31ª edição da Festa da Colônia de Gramado. O tradicional evento acontecerá no complexo do Expogramado, de 28 de abril a 15 de maio, e buscará celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é sempre devidamente embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos, que se apresentam no palco principal, e tem expectativa de público calculada em 300 mil visitantes durante os 18 dias do evento.

A Presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, com todo entusiasmo afirmou que “faremos uma grande Festa da Colônia, com todos os atrativos que fazem o sucesso do evento”, disse a dirigente.

ATRAÇÕES

Entre as inúmeras atrações do evento destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas, pães e o pãozinho com linguiça, reunindo sete famílias de diversas localidades do interior de Gramado. O Café da Colônia, apresenta uma casa do interior que irá servir o autêntico café da colônia, e atendido pela Família Wolf da Linha Gambelo. Os Biers com chope e o tradicional bolinho de batata, além dos pastéis e outras iguarias prometem mais uma vez ser o ponto de encontro na Festa da Colônia. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas, que retornam com o fogão campeiro, serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. Para degustar as iguarias, o almoço ou jantar custa R$ 45,00 por pessoa. E a Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas Agroindústrias e famílias que proporcionam mais qualificação na apresentação dos produtos.

Uma das grandes atrações é a volta dos Jogos Rurais, onde mais uma vez acontecem as grandes disputas onde são realizados os jogos de bocha masculina e feminina, canastra, 3 Setes e o torneio de cartas ‘66’.

E a expectativa de todos é com a volta do tradicional Desfile de Carretas na principal avenida da cidade através de diversas carretas e suas belíssimas juntas de bois conduzidas pelos colonos. A organização espera a participação de 30 carretas. Os desfiles acontecem nos sábados dias 07 e 14 de maio, às 16 horas, entre o Expogramado - sede do evento - até o centro de Gramado pela Avenida Borges de Medeiros.

Outra atração esperada da Festa será a Escolha das Soberanas da Festa da Colônia para o período de 2023/2024. O momento especial de grande expectativa está programado para o domingo, dia 15 de maio, às 18 horas, no Palco Origens no Expogramado.

A Corte atual da Festa da Colônia é formada pela Rainha Maxine Fassbinder da localidade do Quilombo Alto e pelas princesas Alessandra Carina Grauer da Linha Marcondes e Mariana Pereira da Linha Carahá.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com 90 expositores.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo - Gramadotur. Patrocínio master Laghetto Golden. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.

Serviço:

31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.

Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.


Foto

: Cleiton Thiele

228 visualizações0 comentário
bottom of page