top of page
Buscar

32ª Festa da Colônia de Gramado terá Escolinha Rural, visitas guiadas e os desafios da colônia

Uma autêntica Brizoleta trazida da localidade da Serra Grande no interior de Gramado será a sede da Escolinha Rural, uma das atrações da 32ª Festa da Colônia de Gramado. O objetivo da Escolinha é levar os visitantes e alunos da rede municipal de ensino e alguns projetos sociais a conhecerem como eram as escolas e alguns aspectos das culturas que formaram a comunidade de Gramado. “Vamos levar os alunos e visitantes a vivenciar uma escola como nos primórdios da educação em Gramado, seus aspectos estruturais, culturais e lúdicos, e também os momentos de brincadeira, como o recreio e descanso das famílias” conta Paula Kohl, gestora do evento. A Escolinha Rural vai oferecer oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional, totalmente desenvolvido em parceria com o Senac - RS. Está programado também uma contação de histórias com ludicidade e encantamento da narrativa de um lindo encontro com brincadeiras de crianças que moravam em uma colônia gramadense. Além de tantas atividades, a festa contará também com visitas guiadas através de agendamentos prévios via WhatsApp (54) 99640-7576, aonde turistas e moradores, conhecerão tudo sobre as atividades da Festa da Colônia e um pouco sobre a história de Gramado.


Brizoleta

A Brizoleta será uma atração à parte. Vinda da Serra Grande, interior de Gramado, irá manter a história viva na Festa da Colônia. O Decreto de criação da Brizoleta onde funcionou a Escola Municipal Flores da Cunha é datado de 28 de fevereiro de 1955, e como escola funcionou até o ano de 1992 do pré até o 5ª ano. Após, o local abrigou uma Farmácia comunitária e encerrou todas atividades no local no ano 2000. A Secretaria de Obras cuidou de todos detalhes para retirar e transportar e manter toda originalidade preservando a Brizoleta em todos detalhes.


Desafios da Colônia

Uma parceria da 32ª Festa da Colônia com o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, o evento deste ano terá mais uma novidade: os Desafios da Colônia. Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes orientados pela educadora artística, Miriam Torres, promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas. Os desafios acontecem aos sábados e domingos do evento das 15 às 16 horas.

Será uma verdadeira invasão de famílias de imigrantes que irão tomar conta da Festa da Colônia de Gramado para desafiar o público a sentir na pele todo o trabalho por trás de cada gostosura deliciada nesta festa tão regional e genuinamente gramadense. Desta saudável provocação nasce os desafios da colônia, um lugar onde cada consumidor irá valorizar cada produtor e a cultura local. E todos se divertirão com direito a medalhas aos vencedores dos jogos.

A Festa da Colônia que acontece de 27 de abril a 14 de maio é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com a Lei de Incentivo à Cultura. O evento tem o copatrocínio da Sicredi Pioneira 120 anos e Brahma – beba com moderação. O apoio é de Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, Farsul, Senar e Sebrae, Orquídea Alimentos e Adyl Telecom Nossa Melhor Conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.

A promoção é da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução.

A correalização é da EMATER/RS e Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.

Serviço:

32ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 27 de abril a 14 de maio de 2023.

Fechado nas quartas, dias 03 e 10 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.


Na imagem a Brizoleta montada na festa da Colônia.

Foto: Paula Kohl


141 visualizações0 comentário
bottom of page