top of page
Buscar

Material visual da Festa da Colônia valorizou a nossa gente

A Festa da Colônia é a representação das três principais etnias que participaram no desenvolvimento de Gramado. Os alemães, italianos e portugueses, chegaram aqui e deixaram um legado na cultura e na economia. E esta representação estava estampada no material gráfico da 31ª edição, através de Rita Gil, Everson Ruppenthal e Rúbia Masotti. Todos eles têm estreita ligação com o evento e com o interior do município.

Everson inclusive voltou a ser personagem do material oficial da Festa da Colônia depois de 23 anos. Em março de 1999, aos dois anos, ele estampou o cartaz oficial da festa, sentado numa carretinha feita pelo seu pai e puxada num dos desfiles da festa. “Meu tio ia na frente puxando os bois com a carreta e meu pai ia atrás puxando a carretinha onde eu estava sentado”, recorda Everson, que desde então tem envolvimento direto com a festa. Nos dois últimos anos ele participa através da agroindústria de laticínios que mantém com o irmão na Linha Marcondes.

Pequeno empreendedor e agricultor, Everson Gabriel Ruppenthal é filho de Romeu e Silvane Ruppenthal. “Meus antepassados vieram da Alemanha, fugindo da Guerra”, afirmou ele, referindo-se à ligação com a etnia alemã. “Foi uma honra representar a etnia alemã”, afirmou Everson, elogiando a iniciativa da Gramadotur de convidar um representante de cada etnia para estampar o material, gráfico da Festa deste ano.

Rita Gil é filha de Maria de Lourdes Terres Gil e moradora do Centro. Ela é arquiteta e artista visual e representa a cultura portuguesa em Gramado desde 2007 como uma das sócias fundadoras e colaboradora do CLARH (Centro Luso-Açoriano Região das Hortênsias. “Desde então participo dos desfiles do grupo”, afirma. Paralelamente, faz uma demorada pesquisa que prova que seus antepassados e costumes vieram dos Açores. “Participar da identidade visual da nossa Festa da Colônia me traz grande realização, pois represento meus antepassados e a todos os descendentes Luso Açorianos que aqui se fixaram, iniciando nossa colonização”, comenta Rita.

Rúbia Wilbert Masotti, filha de Vitor Masotti e Elen Wilbert, representou a etnia italiana no material visual da Festa. “Sou colona, secretária, produtora e publicitária em Vinícola Masotti”, orgulha-se ela, que faz questão de manter os vínculos com o interior. “Amei o convite para fazer as fotos. Para mim é muito importante o nosso interior de Gramado sempre mostrar quem somos e o que representamos com muito amor e carinho por essa cidade tão maravilhosa!”, comentou.

O material visual da 31ª Festa da Colônia foi criado pela Agência Usina Comunicação de Gramado.


Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam a 31º Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Copatrocínio da CORSAN. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


Foto

: Divulgação

94 visualizações0 comentário
bottom of page