top of page

Tasca Portuguesa oferece gastronomia típica na 34ª Festa da Colônia de Gramado

  • festadacoloniadegr
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura



Caldo Verde, Bolinho de Bacalhau, Cálice Vinho do Porto e uma variedade de doces portugueses, como Pastel de Nata (Belém), Pastel de Santa Clara, Travesseiro de Sintra, Bem-Casados, Toucinho do Céu, Fatia de Braga, Amante do Porto, Camafeu, Quindim, Arroz-doce e Ambrosia são algumas das iguarias típicas de Portugal que podem ser encontradas na 34ª Festa da Colônia de Gramado. Ineditamente, a etnia portuguesa participa da festa com uma autêntica Tasca Portuguesa, que busca dar maior visibilidade para a cultura açoriana de Gramado. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento vai até domingo, dia 18, no Complexo Expogramado.

Conforme Angela Sayonara de Oliveira, a Professora Lala, presidente do Centro Cultural Açoriano e coordenadora da Casa Portuguesa de Gramado, tascas são pequenos restaurantes ou botequins rústicos e populares de Portugal, que oferecem petiscos doces ou salgados. “Participamos da festa desde 1986 com o Museu Étnico e os Desfiles de Carreta. No entanto, estamos fazendo, esse ano, o projeto-piloto com a tasca e a receptividade nos surpreendeu positivamente. Os descendentes do povo português estão se sentindo representados! Não visamos lucro, mas sim visibilidade e o sentimento de pertencimento na comunidade”, afirma Lala.

Segundo a professora, os portugueses dos Açores chegaram ao Rio Grande do Sul em 1752 e espalharam sua descendência por todo o Estado, inclusive em Gramado, onde foram os pioneiros povoadores. “Os portugueses vieram antes de qualquer etnia. Quando os alemães e italianos chegaram, já existia um povoado português, onde hoje concebemos como o Centro de Gramado.  As terras pertenciam basicamente a dois homens, Tristão de Oliveira e José Manoel Corrêa, que foram vendendo para os imigrantes que aqui chegaram posteriormente”, conta.

Além da Festa da Colônia, Lala frisa que os açor-descendentes pretendem ter essa experiência com iguarias portuguesas na Casa Portuguesa de Gramado, que fica na Praça das Etnias. “Nosso objetivo é abrir a casa em junho com doces e salgados típicos de Portugal”, antecipa.

O Ministério da Cultura apresenta a 34ª Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com patrocínio master: Gav Resorts. Patrocínio: Sulgás. Apoio: Sicredi Pioneira, Cervejaria Felsen, Coca-Cola, Sebrae-RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Colaboração: RBT Internet, Banrisul e Fecomércio, SESC SENAC.  Apoio institucional: Emater/RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

 
 
 

Comments


Siga a Festa da Colônia:

  • Facebook
  • Instagram
  • Cinza ícone do YouTube

©2025 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Inovar.me e Usina

flores_rodape.png
flores_rodape.png
flores_rodape.png
bottom of page